Construindo Hallmeter para motos

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Construindo Hallmeter para motos

Mensagempor guilokao » 15 Dezembro 2007 à10 21:25


Como alguns membros do clube sabem, tenho encontrado dificuldades em relação ao acerto do carburador de minha DT 200. E tbm, ja estou enjoado de sair para conferir cor da vela. Depois de algumas idéias, lembrei de um amigo meu, que há algum tempo atras me mostrou um hallmeter "portatil" que permite ser colocado em qualquer moto, ou até mesmo carro. Depois de várias dicas, resolvi começar o projeto.
Segue abaixo a lista de materiais e a construção do equipamento;

Material utilizado:

1 Sonda lambda( o modelo da sonda fica a critério de cada um, preferi usar a de 4 fios para que se possa ter respostas rapidas na leitura);
1 Multimetro do amarelinho(Sim, aqueles de 15 reais mesmo);
2 Garras do tipo "jacaré" pretas;
1 Garra do tipo "jacaré" vermelha;
1 Pino "banana" vermelho para multimetro ;
1 Pino "banana" preto para multimetro;
1 Porca com a rosca compativel com a sonda;
1 Tubo de +/- 100mm( Diametro próximo ou igual a saida do escape da moto);
1 Conexão curva/ponteira para a junção da sonda com o escape;
2 Abraçadeiras para a fixação da sonda.

Material utilizado
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Posicionamento da porca no tubo para inicio de desbaste
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Aqui, foi o início do desbaste, por sorte encontrei um rebolo para a furadeira do mesmo diametro do tubo usado na sonda.
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Depois do desbaste, a porca ja estava pronta para ser soldada.
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Porca soldada( dispenso comentarios do tipo: pô! que cagado de pombo hein?)rs. Acabaram meus eletrodos finos, e naum sou muito bom na solda, oque importa é que após a solda, naum houve vazamentos.
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Pintura vai bem(de preferencia 600º).
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Sonda pronta:
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Tenho um video do teste tbm, porem naum estou conseguindo postar. Minha opnião, é que o equipamento é legal, funciona bem porém existe um pouco de oscilação, mas preciso tirar algumas duvidas com meu amigo, pois achei que este tubo esta um pouco curto, e na marcha lenta a pressão atmosferica acaba interferindo na leitura(400mV). Nas outras faixas de rotação, fica legal, e o valor fica na faixa de 800/900mV.
Se alguem tiver alguma dica, ou correção, agradeço.
Abraço pessoal, até +.
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Mensagempor Fabrício » 15 Dezembro 2007 à34 22:10


Puts Gui...q fera... =D>

Vá aperfeiçoando o aparelho ai..Tenho certeza q esse tópico será de muita valia.... :wink:
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Mensagempor APGUELFI » 16 Dezembro 2007 à30 19:17


acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.

eu uso multimetro mesmo!
Eu devia ter nascido rico!!!
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Mensagempor guilokao » 16 Dezembro 2007 à23 19:41


andre pasi Guelfi escreveu:acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.

eu uso multimetro mesmo!


Então andre, quanto mais próximo do motor melhor mesmo... Porém, eu precisava de algo que pudesse passar de uma moto para outra, então a solução foi construir um hallmeter que trabalhasse na saida do escape mesmo.
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Mensagempor guilherme_sbc » 16 Dezembro 2007 à33 20:17


Caramba GUi, não é que vc manja mesmo.

Ficou muito show a parada, imagine se juntar vc com o Fernardo PF o que não vai sair...hehehe
XR 200R SM ... em constante evolução...

https://www.facebook.com/XR200Supermoto
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Mensagempor Vidigal » 16 Dezembro 2007 à19 21:11


Wow, show de bola demais! =D>
Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família, sem trabalhar, dependem de você!
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Mensagempor furia SM » 16 Dezembro 2007 à12 21:39


Pow ja tenho sonda na minha moto a mais de um ano e falo, eta coisa boa viu, nada de ficar vendo cor de vela, pra mim isso coisa da pre historia hehehe, liga o aparelho, da um role pra fazer a leitura e pronto, ja sab o que tem que fazer no bura hehehehhe.

So que a sonda que uso fica na curva do escape :wink:

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KAWA Z 750

http://www.youtube.com/watch?v=16k8fV3puEs&eurl=

www.brasilmotoparts.com
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Mensagempor Elton » 16 Dezembro 2007 à21 23:26


Po, massa!

e aí, como funciona? tantos mv significa mistura pobre, e outros mv significa mistura rica?

e quando babar de óleo, só limpa?
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Mensagempor xaxim » 17 Dezembro 2007 à46 08:17


andre pasi Guelfi escreveu:acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.

eu uso multimetro mesmo!


O "certo" é colocar no ponto de maior calor, pra achar esse ponto é só pegar giz de cera, passar na região em que vc acredita ser mais quente, ligar o motor e ver aonde a cera começa a derreter primeiro.

Mas isso é complicado, fiz isso no escape da Ybr e não estou conseguindo ter uma boa leitura, vou colocar uma outra sonda mais para trás e ver os resultados.

Elton escreveu:Po, massa!

e aí, como funciona? tantos mv significa mistura pobre, e outros mv significa mistura rica?

e quando babar de óleo, só limpa?


Em geral em carros de rua se anda na casa dos 600-650 mV pra carros turbo é normal algo em torno de 780-850 mV. Mas varia de acordo com o uso do carro.
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Mensagempor Paulo » 17 Dezembro 2007 à25 08:51


Gui
Parabéns pelo projeto.
Como vc define os parametros de misturas? Foi preciso calibrar em uma moto conhecidamente acertada ou a spec da sonda trás uma tabela de parametros?


Abraços
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Mensagempor jjacob » 17 Dezembro 2007 à08 09:03


Olha a distãncia do cilindro acho que depende do modelo da sonda lambda que esta sendo usado, pois ela só trabalha bem quente, e tem algumas que usam o proprio calor do motor( 2 fios) e outras tem uma resistencia interna para aquecer( 4 fios).

Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).


Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?
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Mensagempor xaxim » 17 Dezembro 2007 à58 09:21


As sondas vão de 1 (corsa) a até 6 fios (wideband, rápidas, precisas porém mto caras) As de 4 fios são as mais usadas, mas existe de 1, 2, 3, 4... fios.
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Mensagempor Giordano » 17 Dezembro 2007 à50 10:25


Gui, parabéns pelo projeto!

Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:

Imagem

Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.

Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .

Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok? :wink:
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TrailTrack, o mapa da trilha vc encontra aqui! Acesse www.trailtrack.cjb.net .
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Mensagempor APGUELFI » 22 Dezembro 2007 à48 10:36


jjacob_xt225 escreveu:Olha a distãncia do cilindro acho que depende do modelo da sonda lambda que esta sendo usado, pois ela só trabalha bem quente, e tem algumas que usam o proprio calor do motor( 2 fios) e outras tem uma resistencia interna para aquecer( 4 fios).

Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).


Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?



o problema do anologico e que com a vibracao da moto andando, vai alterar a leitura, alem do que no analogiuco a leitura ja eh mais dificil!
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Mensagempor APGUELFI » 22 Dezembro 2007 à05 10:41


Giordano escreveu:Gui, parabéns pelo projeto!

Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:

Imagem

Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.

Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .

Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok? :wink:



o problema desse hall eh que ele nao eh tao preciso quanto o multimetro! por ex. o multimetro indica 880mV ou 940mV, que ja faz diferenca, ja o hall pode cair na mesma escala essas duas medidas!
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Mensagempor Giordano » 22 Dezembro 2007 à37 11:58


É verdade, André. Mas em compesação a leitura é muito mais fácil. É só bater o olho no aparelho e conferir a mistura.
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Mensagempor klauber.santilli » 19 Maio 2008 à46 13:06


Tópico de utilidade pública esse...muito bom...
DTzinha o Kct! DT 200R...
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Mensagempor APGUELFI » 08 Junho 2008 à38 02:35


Giordano escreveu:É verdade, André. Mas em compesação a leitura é muito mais fácil. É só bater o olho no aparelho e conferir a mistura.



ressucitando....


conclusao: multimetro pra acertar/regular, e hallmeter pra usar no dia a dia por precaussao, pois a leitura eh mais facil, e mais instantanea, jah que o multimetro eh meio lerdo!!!
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Mensagempor Stone » 18 Outubro 2008 à06 21:13


up!
Tenho uma DT 200r, se eu construir um desses, qual seria a voltagem certa?
600mV? 650?
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Mensagempor APGUELFI » 19 Outubro 2008 à32 02:51


humm... sei nao... nesse valor acho q vai eh furar pistao! :| no minimo 750mV, mas acho q seria legal uns 820/850mV!

dah mais uma pesquisada, pois tem mais um topico falando bastante sobre os valores de leitura ideal! :wink:
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