Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murcho!

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...

Moderador: Elton

Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murcho!

Mensagempor Elton » 03 Maio 2007 à47 13:49


Vou explicar como fazer a primeira instalação do freio a disco, de uma forma não tão prática e higiênica, mas definitivamente a mais eficiente e certeira. O tópico está aberto à ajuda dos amigos para modificações visando melhorar!
Também tem instruções de manutenção básica ou rotineira.

Lembre-se que o freio hidráulico também pode estar ruim por outras razões.
-Deve-se utilizar sempre fluídos com o maior DOT possivel. Os DOT 3 são medíocres, os DOT 4 são ótimos, mas os DOT5 são para profissionais!
-Pode estar com o chamado "reparo" danificado. O reparo é um pistãozinho com o'rings, que fica junto à alavanca de freio no cilindro mestre, e é a peça que a alavanca empurra, e conseqüentemente empurra o fluído para dentro da mangueira.
-A mangueira pode ficar velha e elástica. Mangueiras originais quase sempre são muito melhores que qualquer outra de reposição.
-Pastilhas muito gastas vão exigir o pistão do cáliper mais extendido. Quanto mais extendido, mais volume de fluído estará no sistema. Mais volume significa mais massa sujeita à compressão e variação de volume, fazendo com que seu freio fique um pouco mais murcho do que se estivesse com pastilhas novas e com pouco fluído no sistema.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem: Reparo dianteiro visto por baixo, reparo trazeiro + cilindro mestre trazeiro, flexível de freio e cilindro mestre dianteiro, e Detalhe do Reparo

Como entrou ar no sistema? Várias situações:
1- Você virou a moto de cabeça para baixo, ou próximo disso, e o ar que fica na bomba de freio (cilindro mestre) entrou na mangueira que vai até o cáliper lá na roda. Isso acontece na trilha, mas pode voltar ao normal em algumas acionadas no freio.
2- Faltou fluído de freio, e quando você acionou a alavanca, empurrou AR para dentro do sistema.
Imagem Imagem
Imagem: Alavancas de freio

Método básico ou rotineiro
Todos, ou quase todos, sabem sangrar o freio quando entra ar no sistema, e ele fica murcho. O processo é o seguinte: você vai ter que retirar este ar que foi até o cáliper. O ar que está no flexível deveria por gravidade retornar para o cilindro mestre, que fica acima. Em motos como a XR ou a TORNADO que o flexível faz uma curva para cima do guidão, o ar pode ficar dentro da mangueira, e nunca ir de volta para o cilindro mestre.
Como fazer:
1- Primeiro complete o cilindro mestre, e coloque um pano no tanque ou na parte que fica imediatamente abaixo do reservatório, para evitar problemas.
2- Instala-se uma mangueirinha transparente no parafuso da sangria, no cáliper, de forma que ela fique cheia de fluído após o passo 3.
3- Na ponta da mangueira coloque uma seringa ou um potinho, para evitar que o corrosivo fluído caia na moto ou no chão.
Imagem Imagem
Imagem: Potinho coletor de fluido excedente. Este segundo pote eu comprei numa loja de artigos de hospital.

4- aperta-se a alavanca de freio (pé ou mão), e dá-se uma abrida rápida no parafuso da sangria, onde a mangueirinha está conectada, e fecha-se novamente antes de soltar a alavanca do freio.
5- Soltar a alavanca do freio.
6- Repetir desde o passo 1
Provavelmente saiu algum ar pela mangueirinha. Atente para fechar o parafuso antes de soltar a alavanca de freio, pois o ar pode ser puxado para dentro do sistema novamente por este parafuso.


Abaixo o modo garantido de boa primeira instalação, desde que o sistema esteja em boas condições, incluindo: flexível de freio, reparo do cilindro mestre, e gaxetas do cáliper em boas condições. Deste jeito você vai encher o sistema de baixo pra cima, o ar vai ser empurrado para cima.
Vantagens: Não tem como ficar ar dentro da mangueira, não precisa esperar o ar drenar pra cima por gravidade. Não precisa ficar acionando o freio dezenas de vezes.
Desvantagem: suja um pouco o chão SE não for feito com cuidado. :) e é mais trabalhoso.

Como fazer: (há a situação que o freio já está com fluído dentro, e a situação em que o freio é novo... Se é novo e está vazio, pode pular o começo).

1- Desparafusar o cáliper da bengala ou balança e retirar as pastilhas.
3- Abrir a tampa do cilindro mestre, para entrar ar e o fluído poder descer até o cáliper no passo seguinte.
2- Colocar o cáliper dentro de uma bacia, e acionar o freio até expulsar o(s) pistão (ões) do cáliper. Cuidado pois pode respingar fluído para fora do cilindro mestre, e o fluído é inimigo da tinta. Se o pistão não sair sozinho, tem duas opções: botar mais fluído no reservatório para empurrar de vez o pistão do cáliper, ou puxar de alguma forma que não arranhe o pistão.
Imagem Imagem: pistão dentro do caliper. Ele pode ser retirado sem dificuldades.

3- Deixar drenar o fluído.

Agora sim o que interessa. O sistema está todo vazio, o cilindro mestre está com a tampa aberta, o cáliper sem as pastilhas e sem o pistão que aciona a pastilha.
4- Complete com fluído o cáliper até transbordar. Isso mesmo, o cáliper que está sem o pistão.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem: O local que será preenchido de fluído. Pistoes de caliper de varios modelos, 1 e 2 pistões, modelos YZ e RD 135

5- Coloque o pistão (ou “os”) no cáliper, vagarosamente, de forma que não fique AR ali dentro.
6- Empurre o pistão para dentro do cáliper vagarosamente, pois isto vai fazer o fluído subir pela mangueira, e quando chega ao cilindro mestre, ele pode espirrar para cima.
7- Quando o cilindro entrar até a posição ideal, limpe bem o cáliper.
8- Reinstale: as pastilhas no caliper, e o caliper na balança ou na bengala.
9- Confira o nível no reservatório do fluído. Complete ou esvazie se necessário.
Imagem
Imagem: Janela para ver o nível de óleo sempre que o reservatório estiver fechado.

10- Devido ao pistão do cáliper estar em uma nova posição, pois você mexeu com a mão, você vai ter que ajusta-lo para servir no disco novamente. Faça isso abrindo mais as pastilhas com uma chave de venda, se ficar apertado. Se ficar frouxo basta acionar a alavanca do freio.
11- Confira novamente o nível do reservatório, complete se necessário, e tampe.
Está pronto!

Fiz o freio da minha moto deste jeito e está um dos mais eficientes que eu já tive.

Espero que utilizem, pois é muito eficiente o método!
Abraço!
Editado pela última vez por Elton em 04 Maio 2007 à50 21:36, em um total de 4 vezes.
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Mensagempor spode » 03 Maio 2007 à00 14:08


excelente post! É do jeito que eu faço, com duas diferenças:

eu nao aperto o manete apenas 1 vez para sangrar, eu aperto umas 10 ou mais vezes antes de abrir o parafuso sangrador...

para por fluido, uma seringa grande, colocando o fluido de baixo pra cima tb funciona q é uma maravilha... Mas é sempre bom desmontar para limpar o pistao, ali junta sujeira, o freio fica uma droga se estiver todo sujo e já que está colocando fluido novo... pq nao limpar direitinho né?

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Mensagempor Elton » 03 Maio 2007 à22 20:37


Se alguém do fórum tiver um cáliper aberto com os pistões soltos, poderia tirar umas fotos pra botar aqui? tipo uma foto com o caliper cheio de fluído e tal, pra ficar mais auto explicativo
Valeu!
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Mensagempor Gustavo.M » 03 Maio 2007 à13 22:31


Parabéns!Excelente o tópico! =D> =D>
XR 250 Tornada 2007 Prepaaaraaaaaaaaaaaada!

DT-180 1986
Fotos: http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=12052
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Mensagempor guilherme_sbc » 03 Maio 2007 à30 22:52


MUito Bom o Tópico.
XR 200R SM ... em constante evolução...

https://www.facebook.com/XR200Supermoto
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Mensagempor AuaTT » 03 Maio 2007 à38 23:12


excelente DIY elton..parabens!
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Mensagempor bessa27 » 04 Maio 2007 à35 04:29


Cara Parabens................Topico exelente.............

Realmente esse topico ficou irado, ja ateh salvei na minha pasta...............faca mais desse.......

Abs
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O Motocross é a Razão da minha vida, Mas um Dia sera a Razão da minha MOrte.....
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Mensagempor Elton » 04 Maio 2007 à28 09:09


ainda bem q gostaram!
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Mensagempor Prisco » 04 Maio 2007 à44 10:37


Muito bom!!! parabens
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Mensagempor jjacob » 04 Maio 2007 à34 12:03


Para não ter que apertar o parafuso da sangria cada vez que for soltar o manete eu uso uma mangueira um pouco maior e a coloco de forma que suba ate uns 20cm acima do parafuso, dai sim ela desce e vai pra uma bacia. Assim aperto o manete e o solto vagarosamente, e o oleo volta para dentro da pinça mas o ar sobe. É bom tambem soltar apenas um pouquinho o parafuso, para que o oleo encontre um pouco de dificuldade para passar.
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Mensagempor Andre #22 » 08 Maio 2007 à19 20:43


=D> =D> =D> bom mesmoo
Nx 200 -> Tornado -> Wrf 250 -> Wrf 450 -> Crf 250x -> Ttr 230 -> Xtz 125 -> Falcon 400 + Crf 300

Roiando no YouTube: \/
http://www.youtube.com/user/Andre22br?feature=mhee
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Mensagempor furia SM » 09 Maio 2007 à42 17:57


Puts show de bola msm viu =D> =D> =D>
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KAWA Z 750

http://www.youtube.com/watch?v=16k8fV3puEs&eurl=

www.brasilmotoparts.com
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Mensagempor Andatrilho » 13 Maio 2007 à04 14:51


proelton, Vc é o cara .
Dt 180 e XR 200 para trilha
XR 250 Tornado 2008-> SM
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Mensagempor ricardo xt600 » 13 Maio 2007 à31 19:17


parbens pela iniciativa =D> =D> =D> =D> =D> =D>
NUNCA É TARDE PARA SER FELIZ
XT 600 E vermelha e preta 99
clube xt 600
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clube crf 230
clube FHP
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Mensagempor PedroMC » 23 Maio 2007 à02 17:42


=D> VALEU PELA DICA....
Sonhando com a Importada.....
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Mensagempor pedrohrios » 03 Julho 2007 à10 15:46


a agora ficou facil,entendi bastante,mas eu queria saber de qto em qto tempo seria bom drenar todo o fluido e por um novo,e se eu for completar,e so eu abrir a tampinha do burrinho de freio e completar ate o nivel ,fechar e bombar pra descer? e ai se ele fikar murcho,eu abri la na sangria e fasco esse processo da mangueirinha neh? depois q eu fizer isto da mangueirinha,dentro da mangueirinha vai estar somente ar ou vai vir um poko de fluido tb? foi mal tantas perguntas :mrgreen: :mrgreen:
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Mensagempor Elton » 03 Julho 2007 à23 17:01


a agora ficou facil,entendi bastante,mas eu queria saber de qto em qto tempo seria bom drenar todo o fluido e por um novo

Isso você não troca... O que estraga as vezes é a mangueira, daí já troca tudo, mangueira e fluído.

,e se eu for completar,e so eu abrir a tampinha do burrinho de freio e completar ate o nivel ,fechar e bombar pra descer?
só isso mesmo!

e ai se ele fikar murcho,eu abri la na sangria e fasco esse processo da mangueirinha neh?
isso mesmo.. dá as bombadinhas, pra empurrar o ar embora pelo parafusinho da sangria.

depois q eu fizer isto da mangueirinha,dentro da mangueirinha vai estar somente ar ou vai vir um poko de fluido tb? foi mal tantas perguntas :mrgreen: :mrgreen:

Sim, vem um pouco de fluído com bolhas quando voce faz a sangria. Tem que tirar todo o ar do sistema, pra nao ficar murcho.
:wink:
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Mensagempor spode » 03 Julho 2007 à56 17:54


ops irmao, vc tem que trocar o fluido uma vez por ano, ele absorve água (altamente higroscopico, como os engenheiros gostam de falar!) e perde eficiencia!

-- spode
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Mensagempor jjacob » 03 Julho 2007 à16 18:16


Muito bom, ta subindo o nivel do forum!
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Mensagempor Elton » 03 Julho 2007 à29 18:41


spode escreveu:ops irmao, vc tem que trocar o fluido uma vez por ano, ele absorve água (altamente higroscopico, como os engenheiros gostam de falar!) e perde eficiencia!

-- spode

po nem sabia!
minha moto ta a anos com o mesmo fluido e ta freiando muito bem... e por onde entra essa água?
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