Como todos sabem, desmanchar é uma maravilha..é vapt-vupt está pronto!
Com tudo desmanchado o trabalho foi iniciado procurando por algumas peças que já não eram originais na motoca e/ou que já apresentavam desgaste o suficiente para a troca preventiva.
Comecei com todos os parafusos originais, e fui verdadeiramente garimpando “n” concessionárias Honda pelo Brasil afora, os seus estoques remanescentes de peças originais para XL 250R...foram rolamentos, retentores, juntas, O´rings originais...passei um trabalhão para conseguir rolamentos de vira, biela, pistão, pino, travas e anéis originais mas acabei achando...passei pelo conjunto tensor/tensionador/corrente de comando tbém originais...um comando WGK visto que esta peça não consegui original em lugar nenhum...encontrei tbém todo o sistema de freio a disco da Tornado tbém novos e originais..velocímetro e sistema mecânico do mesmo originais da XLX 350...uma suspa dianteira e mesas de XLX 350 usadas sendo que os componentes que estavam com algum desgaste foram novos e originais como os tubos das bengalas....parte elétrica foi mantida a original que estava 100% em ordem, com exceção da troca da bateria que se entregou por ficar sem uso...troquei sensor de pulso original já que o que tinha já apresentava desgaste....e cheguei no kit plástico, tanque e banco novos e originais da XR 200.
Fizemos um trabalho no cabeçote alargando e polindo dutos...novas curvas de escape com maior diâmetro para dar vazão ao novo cabeçote e uma ponteira WACS que ainda não é a ideal em vazão....logo encontro uma ideal.
Suspas feitas para cross-country , pela Pró-Racing.
Na carburação optamos por trabalhar no carburador original dela de 28mm já que os carburadores de XLX 250 de 30mm e o da XLX 350 de 34mm que comprei não funcionaram a contento devido aos seus desgastes de tempo de uso...estamos em estudo e estes com um carburador de TW...vamos ver no que dá...e ainda não descartei um bura Koso 34mm....vamos ver.
Nos periféricos como cabos, punhos e alguma coisa de elétrica do guidão, tudo novo e original.
Capa de banco com tecido padrão CRF deita por encomenda na Zamba bancos.
No fim....estou babando na volta da criança..demorou, mas o resultado final me deixou muito contente!!
Agradecimentos de verdade a concessionária Honda Bramoto (Santa Maria – RS)....ValeCross (Santa Cruz do Sul-RS) e MegaMotos (Brusque – SC) que não mediram esforços para conseguir todas estas peças...algumas pedidas diretamente à Honda do Brasil, sob encomenda...assim como aos amigos Rodrigo e Márcio por serem os parceiros de toda esta maluquice minha!!...e ao meu filhão Nestorzinho....que muitas horas de sono trocou, para estar junto comigo!!
E assim tudo começou....
A XL 250R 1983 pronta para encarar todo o projeto desmanche....

Começando do Zero...

Dutos do cabeçote abertos e polidos...

Seguindo o trabalho...

Quase no primeiro resultado....

Na primeira tentativa, usando o Kit Shelter de banco e tanque plástico....não ficou como eu esperava...decepção!!! Tristeza por uns dias (meses)...

Então, veio a idéia de refazer no estilo XR 200....desmancha...mede, solda suportes, pinta....ajustes finais e finalmente a XL 250R ficou como eu queria!!!!
Terminamos hoje a noite...amanhã vamos para a pista para acertos finais de carburação...

Grande abraço a todos!!!

relamente na foto "parece" curta....acho que pelo banco da XR 200 que é mais longo que o da XL 250R.