Como Preparar Cabeçote?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.

Como Preparar Cabeçote?

Mensagempor Gato a Jato #53 » 02 Fevereiro 2012 à14 09:56

Pedindo ajuda aqui para os engenheiros amadores de plantão rindo2::

É o seguinte aqui na minha city no tem nenhum preparador de motos, tem alguns mecanicos bons e tal, mas não meche com preparação e nem com especial, cidade pequena é fods, então os preparadores da minha magrela são eu e vcs aqui.

ela está com comando bbr
CDI servitec
pistão xt 225
biela txk de cg
e ponteira pro tork
e o bura é original ainda

a questão é no cabeçote além do comando queria dar mais uma fuçada, então queria que vocês detalhasem por favor como prepara o cabeçote.

se é viavel colocar valvulas maiores, se sim de que moto? e como faço isso?
já ouvi falar em aumentar dutos, que tudos são esses? os que entram a gasosa e sai a fumaça quando as valvulas trabalham? como é feito? já ouvi se não me engano o henrique falar que não é só pegar uma retifica manual e sair abrindo pq é facil de estragar, porque isso?

(desculpem o tamanho do texto é que tou precisando mesmo, e tenho de detalhar tudo joia::: )
Xlx 200 88 > Xr 200 99 > Bros 250 03 > Xlr 125 99 > Xmoto XB31 250 11 Imagem
Gato a Jato #53
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Loja Líder Motos

Re: Como Preparar Cabeçote?

Mensagempor lgp276 » 02 Fevereiro 2012 à27 11:13

Cara aumenta esse carburador primeiro, acho que vai valer mais a pena...
lgp276
Puxando a fila
Puxando a fila

Mensagempor Gato a Jato #53 » 02 Fevereiro 2012 à59 11:45

como assim aumentar? trocar por de outra moto ou preparar ele?

como se prepara um bura?
Gato a Jato #53
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor reytek » 02 Fevereiro 2012 à30 12:12

amigo coloca um carburador de sahara nela que ja fica bem melhor tinha um motor parecido com esse seu e so senti diferença depois que coloquei um carburador maior, so trocar gicle por um maior nao resolve tem que trocar o bura colocar um com venturi maior para que possa entra mais ar, mesmo que vc retrabalhe o cabeçote inteiro num vai adianta em nada se vc nao colocar um carburador que admita mais ar.

abraço
reytek
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor fabio blanco » 02 Fevereiro 2012 à36 14:20

Se colocar um carbura de Tornado com tudo isso que ja tem , vai melhorar mais um pouco , acho que de Sahara o venturi e muito grande para XR200 , agora se retirar materal do cabeçote (rebaixar) , tem saber fazer se nao vai estourar parte de baixo do motor , vai ficar um canhao , mas dura 2 trilhas !!!!
POR MAUS CAMINHOS , COM BONS AMIGOS
fabio blanco
Já sou piloto
Já sou piloto

Mensagempor Gato a Jato #53 » 02 Fevereiro 2012 à43 14:53

valeu galera as dicas, mas para os mais experts aqui qual é melhor o da sahara que é mecaniico ou de toni que é a vacuo e pra por um desses dois tem que mudar coletor de adimisão ou o da caixar de ar?
Gato a Jato #53
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor reytek » 02 Fevereiro 2012 à01 16:02

amigo eu usei os dois em um motor parecido com o seu e no meu caso gostei mais do da sahara que é 2 estagios o primeiro estegio ate 1/4 de aceleraçao ele e mecanico que eu acho melhor pra arrancada, aparti de 1/4 ja e a vacuo que ja e melho pra velocidade final, sobre ser muito grande acho que so fica grande se for motor original que nao e o caso dele.
reytek
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor Gato a Jato #53 » 02 Fevereiro 2012 à43 16:07

obrigado rey pela força ai, sobre esses dois estagios que vc falou ele já vem acertado para o primeiro estagio 1/4 e depois disso o segundo ou o cara tem de fazer esse acerto, se sim é dificil fazer? e precisa mudar coletor de adimi ou de ar? e seu cabeçote tinha alguma coisa modificado
?
Gato a Jato #53
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor reytek » 02 Fevereiro 2012 à28 18:45

nao precisa fazer acerto de estagios nao o que vc vai precisar fazer e so o acrto dos gicles no meu caso usava 127 gicle de alta e 40 o de baixa a transiçao do mecanico pro vacuo ele ja faz automatico quando vc acelera como qualquer carburador em moto preparada tem que fazer o acerto do itens gicle/agulha/parafuso do ar.
reytek
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor isaque junior » 02 Fevereiro 2012 à02 19:31

Gata a jato tem um mecânico aqui na minha cidade muito bom,e ele mexe com todo tipo de moto.Se não for muito longe para você (São 120 km de Toritama ate pra vitoria)você poderia trazer a motoca que ela mexe no teu cabeçote com os olhos fechados.
Isaque Júnior

TTR 230-WR 250F
isaque junior
Já sou piloto
Já sou piloto

Mensagempor guilhermeDF » 02 Fevereiro 2012 à14 19:55

caras to chegando agora hehehe

intao troquei uma ideia legal com o joao gabriel importunei perguntei fui chato e ele me deu altas dicas bacanas (valew joao joia::: ) e aumentei os dutos do cabeçote e poli tirei cerca de uns 2mm da parede do de admiçao o de escape só descarbonizei e poli os dutos dele abri o coletor tbm e posso falar deu diferença pra uma moto que ta com motor original ai depois de um tempo tirei tbm 2 das 3 laminas da junta do cabeçote(fiz isso por conta propria ela deve ter rebaixado uns 5milesimos só que ficou vazando um pouco de oleo por ela...) e coloquei cdi da twister ja deu uma diferença notavel a 6 marcha que antes só mantia a velocidade na reta agora ta buscando uma 7 marcha.... hehehe ela ta dexa as XRE as CBS 300 em arrancada mas na final ta perdendo creio eu que seja pela relaçao que é mais curta vo montar ela e por pinhao de 14 dentes pra ver......agora desmontei denovo para trocar as valvulas que estavam velhas e colocar um comando fuçado e to analizando a compra de um CDI programavel pra ela...

intao depois desse depoimento hehehe eu creio que um bura maior tbm ajudaria mais ela mas vo dexar o meu assim mesmo na sua recomendo dar um trato aumentar os dutos e ver que vc acha se nao ficar do agrado coloca um bura maior que vai ficar top!!
guilhermeDF
Já sou piloto
Já sou piloto

Mensagempor Gato a Jato #53 » 03 Fevereiro 2012 à32 09:42

isaque mandei uma MP pra vc. olha lá blz joia:::
Gato a Jato #53
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor Brunø » 03 Fevereiro 2012 à57 10:55

guilhermeDF escreveu:caras to chegando agora hehehe

intao troquei uma ideia legal com o joao gabriel importunei perguntei fui chato e ele me deu altas dicas bacanas (valew joao joia::: ) e aumentei os dutos do cabeçote e poli tirei cerca de uns 2mm da parede do de admiçao o de escape só descarbonizei e poli os dutos dele abri o coletor tbm e posso falar deu diferença pra uma moto que ta com motor original ai depois de um tempo tirei tbm 2 das 3 laminas da junta do cabeçote(fiz isso por conta propria ela deve ter rebaixado uns 5milesimos só que ficou vazando um pouco de oleo por ela...) e coloquei cdi da twister ja deu uma diferença notavel a 6 marcha que antes só mantia a velocidade na reta agora ta buscando uma 7 marcha.... hehehe ela ta dexa as XRE as CBS 300 em arrancada mas na final ta perdendo creio eu que seja pela relaçao que é mais curta vo montar ela e por pinhao de 14 dentes pra ver......agora desmontei denovo para trocar as valvulas que estavam velhas e colocar um comando fuçado e to analizando a compra de um CDI programavel pra ela...

intao depois desse depoimento hehehe eu creio que um bura maior tbm ajudaria mais ela mas vo dexar o meu assim mesmo na sua recomendo dar um trato aumentar os dutos e ver que vc acha se nao ficar do agrado coloca um bura maior que vai ficar top!!

polimento dos dutos é uma coisa barata e simples que da um resultado bem bom
"Baseball, Basketball and Football; all require one ball....Motocross and Enduro requires two balls"

Brunø
Já sou piloto
Já sou piloto

Mensagempor guilhermeDF » 03 Fevereiro 2012 à25 12:56

foi o que eu disse mas o meu nao só poli mas alarguei a parede dele uns 2mm e tirei uma curva que ele tem bem perto da sede de valvula
guilhermeDF
Já sou piloto
Já sou piloto

Mensagempor reytek » 05 Fevereiro 2012 à36 09:41

guilherme vc teria fotos dessa preparação ou nao..?
reytek
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor guilhermeDF » 05 Fevereiro 2012 à51 09:56

reytek beleza cara intao nao tirei fotos ainda da ultima que fiz no cabeçote pois ele vazou compressao dai tive que por valvulas novas e pastilhar o cabeçote dai quando eu pegar ele com o mecanico eu vou colocar as fotos

mas ai quando eu disse polir é só dexar mais liso mesmo e aumentar um pouco mais o diametro dos dutos ouvi falar que se vc dexar muito lisinho espelhadinho cria turbulencia tem que dexar um pouco aspero assim o ar se estabiliza dentro do duto.....

o meu dexei assim .....e ja deu uma boa diferença qualquer duvida pergunta ai pois tem muito cara aki no forum que sabe bastante coisa sou apenas um mero curioso....
guilhermeDF
Já sou piloto
Já sou piloto

Mensagempor reytek » 05 Fevereiro 2012 à04 14:08

guilherme esse lance de polir ja sabia ate ja fiz numa, o que eu realmente queria saber como faz e o lance de alarga os dutos, por isso que perguntei se tinha foto para eu ver o local exato aonde tem que mecher.
reytek
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Mensagempor guilhermeDF » 05 Fevereiro 2012 à32 14:39

intao cara a parte amarela do desenho corresponde ao duto original de admição e o vermelho é onde tem que tirar...
ali no desenho parece muito mas na realidade vc só vai quebrar uma curva que ele tem bem no final do duto quase chegando na valvula vc vai por o dedo indicador e ver que ele nao passa direito(pelomenos o meu) dai vc vai esmerilhar essa curva dexando ela mais reta nao totalamente pq se nao o ar nao curva pra dentro da camara... o desenho mostra roendo da parte de tras mas é mais ou menos do meio pra la vc vai ver a curva é só tirar ali uns 2~3mm que fica bom...
Imagem

qualquer duvida pergunta ai...
guilhermeDF
Já sou piloto
Já sou piloto

Mensagempor Leo Racing » 05 Fevereiro 2012 à11 19:59

Sou meio desconfiado com essas preparações ... até onde o beneficio é da preparação do cabeçote ou pela eficiência do comando..

acho que se só polir bem e tirar todos as irregularidades , afinar o divisor(no caso da tornado), retificar angulo da valvula , e polir as valvulas até ficarem igual um espelho ja é o suficiente..
Imagem
Leo Racing
Puxando a fila
Puxando a fila

Mensagempor guilhermeDF » 05 Fevereiro 2012 à03 20:22

intao leo eu usei ele assim com esse rebaixe e sem comando preparado e cara posso te falar a moto mudou muito em todos os regimes de rotaçao... fico bem mais experta a sexta marcha antes só mantia a velocidade agora ia até atingir o giro e isso na reta com duas pedras de pneus que sao aqueles motards...mas tbm eu fiz uma prezepada eu tirei 2 laminas das tres que ficam na junta do cabeçte deve ter baixado uns 5milezimos por ai nao cheguei a medir mas o ruim é que vaza um poco de oleo mas nao sei se tbm era pq meu prisioneiro tava estourado vo até ver se faço o teste com 2 laminas apenas pra ver como fica
guilhermeDF
Já sou piloto
Já sou piloto

Próximo

Voltar para Preparação e Questões Técnicas de Motos Off-Road