Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.

Qual óleo você usa? (selecionar até dois)

100% Sintético Ester
41
51%
Mamona (rícino, castor)
5
6%
100% Sintético Viscosidade
12
15%
Semi sintético
16
20%
Mineral
6
8%
 
Total de votos : 80

Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Elton » 30 Outubro 2011 à32 17:54


ÓLEOS 2 TEMPOS LEIA E ENTENDA!

Galera... li um texto muito interessante sobre óleos 2 tempos, e gostaria de compartilhar com vocês. Leiam pois vai facilitar muito as escolhas na hora de comprar o óleo ou discutir com alguém. Mastiguei tudo pra vocês, demorou bastante, leiam leiam leiam.

http://www.thumpertalk.com/forum/archiv ... 26894.html
No link acima, pergunta do cara foi, qual a diferença entre o óleo 2t sintético, semi sintético, mamona, sintético a base de éster, etc.
Essa pergunta é muito diferente daquela de sempre "Qual óleo é melhor, motul ou motorex? quantos % você usa?
Bom eu sou prova de que 1% de sintético à base de éster (motul 800) deixa o motor bem protegido, desmontei pistão com muuuita hora de uso que nem tinha carvão em cima e tava zerado.
Mas, vou dar uma rápida traduzida sobre as respostas dos caras! Espero que se interessem hehe, pois foi uma aula.

Sintético... sintético base éster... semi sintético.... mineral... vegetal (mamona)....QUAL MEU DEUS, QUAL?
Essa deveria ser a pergunta, e não "Motul, motorex, castrol TTS ou yamalube?"

Primeiro, quais são o que? O que você quer fazer com o óleo?
As duas principais variedades de óleos são os baseados em Ester e os baseados em viscosidade.

100% Sintéticos base Ester

Indicado para altas RPMs e acelerações altas prolongadas. Mesmo que o motor não seja utilizado neste regime, este óleo vai proteger melhor o motor contra desgaste de uma maneira superior aos semi sintéticos ou inferiores.
Estes óleos Ester tem a grande diferença em relação à todo o resto, e também são os mais caros. O diferencial é que ele gruda nas paredes das peças através de ser "absorvido" por elas pois o éster possui propriedades magnéticas, enquanto os outros não-ester (sintético ou não) grudam na parede das peças por propriedade de viscosidade. Colocando a proporção certa a moto praticamente não emite fumaça. Olhando genericamente, é o melhor óleo 2 tempos. Para algumas aplicações, como corrida, o de mamona pode ser melhor.
Indicação: alta exigência, competição, kart, etc.
Proporção: máximo 2%.
Fabricantes:
Motul "800" para premix e
Motul "710" para injetados como RD e DT 200 pois tem menor viscosidade que o 800
Silkolene "Comp 2",
Máxima "fórmula K2".
Putoline "Ester Tech MX9"

Mamona

Óleo vegetal excelente para mistura com gasolina ou álcool ou Metanol, e não deve ser misturado com outros óleos. Possui temperatura de ponto de fulgor de 300C, a mais alta de todas. Proteção igual ou até SUPERIOR ao sintético Ester, aceita altíssimas cargas de trabalho, se você abre o motor com facilidade, pode usar pois protege bem. Não precisa abrir todo mês, mas algo como a cada alguns litros de óleo. Atenção para depósito nas válvulas de escape.
Proporção: Máximo 2% e deve ser usado com alta exigência para minimizar depósitos.
Fabricantes:
No Brasil Dimetil "600",
Maxima "Castor 927",
Castrol "A747",
Klotz "BeNOL Racing Castor Oil"
Silkolene "Castorene"
Putoline "Racing Oil"

100% Sintéticos base viscosidade

Indicado para altas RPMs e acelerações altas prolongadas. Mesmo que o motor não seja utilizado neste regime, este óleo vai proteger melhor o motor contra desgaste de uma maneira superior aos semi sintéticos ou inferiores. Este óleo é o melhor dos óleos base viscosa, indicado para competição ou para quem tem motores de alto custo.
Proporção: 2% ou até menos.
Fabricantes:
Motorex "cross power 2t",
Putoline "MX7"
Maxima,
Silkolene "Pro 2 SX"
Castrol "TTS"

Semi sintéticos

Óleos intermediários que possuem um pouco da proteção dos sintéticos e um pouco do preço do mineral. Indicado pelos fabricantes como "para todo tipo de motocicleta" ou seja, pouco dedicado à alta exigência, para quem não usa rotações berrantes durante longo período mas exige bastante a moto.
Proporção: 2% a 3%
Fabricantes:
Motul "510"
Motorex "Speed Mix"'
Putoline "MX 5"
Silkolene "super 2 SX"
Yamalube 2T
Castrol "Actevo"

Mineral

O mais simples e barato dos óleos, indicado para motores baratos que não são muito exigidos, indicado para moto de cidade que não sobem muito a rotação.
Proporção: 2.5% a 10% (alguns caras nem medem porcentagem só despejam no tanque)
Fabricantes: Petrobras, Shell, etc...

Um abraço galera espero que tenham gostado e aproveitado.
joia:::
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Rafael Corretor » 30 Outubro 2011 à13 18:05


Elton

Existe algum impedimento do tipo

Uso um tq com óleo comum mineral e em outro tanque de gasol uso um óleo de mamona por exemplo?
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Elton » 30 Outubro 2011 à39 18:11


não tem problema, o problema é meio tanque de mistura mineral e meio tanque de mistura de mamona, isso vai dar algum problema, mas mexi bastante e nao encontrei o que acontece, somente encontrei ''não misturar''...
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Matsui » 30 Outubro 2011 à37 18:37


Hoje tava dando uma regulada no carburador novo que comprei do felipe e vou te contar acelerei a danada , e ficou tudo joia no final das aceleradas, realmente a DT200 ta precisando de um radiador a mais só um nao ta dando conta do recado. ele passa muito apurado em alta rpm 10000 ou mais

to usando motul 800 1% nao troco por mais nada pois e muito economico, e protege bem demais mais vida util ao motor,.

o que mais sentia ruim nos outros oleos era a lubrificaçao da gaiola inferior ja perdi 2 motores por causa da gaiola inferior usando oleo 2t mineral. e froids.


Elton uma duvida minha.

Esssa nomeclatura "800" , "710" , "600" , "500" que vem descrito nos oleos 2T quer dizer quanto ao tempo de descabonização que devera ser feita nesses motores?

Já li algo a respeito disso mas nao lembro agora, tipo o motul 800 deveria se descarbonizar com 800 horas , mas ao que lembro se referia ao escapamento , só que nao tenho certeza,. alguem sabe disso ou alguma coisa a respeito desses numeros?


Valew Elton otimo topico esse que vc criou. mestre:: mestre::
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Elton » 30 Outubro 2011 à55 20:01


Po matsui, não tenho nenhuma idéia desse numero ter alguma ligação com horas de uso do motor... mas acho que não pois 800h é muita coisa, um pistao não dura mais do que umas 100 horas. Talvez 200, no maximo 300.
Ontem andamos a tarde bem andado e deu só 3:20h de motor... saímos as 2 e voltamos as 9.

pra dar 800h teria que dar 200 rolézinhos desse hehe
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor guilhermeDF » 30 Outubro 2011 à45 20:59


cara muito bom velho o topico aprendi mais sobre oleo q tinha duvidas
to querendo vender a tony compra uma twister antiga e uma dt 200

com certeza sanei algumas duvidas sobre com usar oleos em motores 2t e porcentagens..
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Matsui » 30 Outubro 2011 à24 23:06


Digo esses numeros 800 710 etc, nao sobre horas de duração do pistao e sim horas de duração de uma descarbonização do cilindro valvula de escapamento e escapamento o pistao dura pouco mesmo,. rsrsrs
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Brunø » 31 Outubro 2011 à15 00:07


Então Elton, eu uso o motul 800 a 1,1% na husq, em comparação ao de base viscosidade como o motorex qual vai me trazer uma melhor proteção pro meu motor?
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Elton » 31 Outubro 2011 à59 01:40


Cara não há dúvidas, entrei em sei la uns 5 sites em inglês e a frase final é sempre a mesma, "motul 800 protege mais"...
simples assim hehe

Já haviam me falado que o motorex é ''superior'' ao motul 800, sempre fiquei bem duvidoso tanto que nunca comprei um litro de motorex, sempre usei motul 800 e quando eu nao conhecia o 800 eu usava o castrol de mamona. Isso de uns 8 anos pra ca.

E agora "lendo" a fundo descobri que realmente é superior o 800 ao motorex. A motorex nem faz o Ester...
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Elton » 31 Outubro 2011 à41 01:47


Agora eu acho que entendo por que os caras de DT fazem o motor a quase toda trilha.. só pode ser o óleo, aquele de 5 reais mineral, detona tudo.

é a única explicaçao... como pode um motor de DT ficar zerado por no maximo 2 trilhas, e a minha yz eu dava pauuuu o ano todo como mesmo pistao e tava sempre zerado rsrs

vai entende.... óleo bom é o canal.
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Brunø » 31 Outubro 2011 à12 07:52


Elton escreveu:Cara não há dúvidas, entrei em sei la uns 5 sites em inglês e a frase final é sempre a mesma, "motul 800 protege mais"...
simples assim hehe

Já haviam me falado que o motorex é ''superior'' ao motul 800, sempre fiquei bem duvidoso tanto que nunca comprei um litro de motorex, sempre usei motul 800 e quando eu nao conhecia o 800 eu usava o castrol de mamona. Isso de uns 8 anos pra ca.

E agora "lendo" a fundo descobri que realmente é superior o 800 ao motorex. A motorex nem faz o Ester...

legal:: legal::
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Rafael Corretor » 31 Outubro 2011 à45 08:48


Acho que vou ter que comprar um óleo bom, me deu medo agora.

É que eu tenho uma criação de escorpião no bolso.
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor zambapower » 31 Outubro 2011 à15 10:48


Elton escreveu:Agora eu acho que entendo por que os caras de DT fazem o motor a quase toda trilha.. só pode ser o óleo, aquele de 5 reais mineral, detona tudo.

é a única explicaçao... como pode um motor de DT ficar zerado por no maximo 2 trilhas, e a minha yz eu dava pauuuu o ano todo como mesmo pistao e tava sempre zerado rsrs

vai entende.... óleo bom é o canal.


Elton agora entendes por que sempre defendi usar motul 800

Conheco um mechanico , aqueles que ponteiam tudo com solda , ele tinha uma dt 180 de trilha e por coincidencia ou nao do motor ele cuidava mais ou menos disse que chegou a usar motul 800 0,5 % em uma trilha pois acabou a gazoza dele e pra voltar ele pegou 2 litros de gasolina de alguem que tinha mistura a 1% , e pegou mais 2 litros de uma 4 tempos e pra poder voltar , voltou na boa sem problema algum e ainda depois usou mais algumas vezes a mesma mistura de teste e mesmo assim nunca mais quebrou a dt dele , passou a usar um pouco mais diz ele 0,75% que o chumbinho usava em 2003 quando foi campeao brasileiro de 125 !
Editado pela última vez por zambapower em 01 Novembro 2011 à05 08:16, em um total de 1 vez.
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Gustavo/PR » 01 Novembro 2011 à51 07:36


Valeu Elton... tópico super didático! Assim até eu aprendo rsrsrs
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor oliveira875 » 01 Novembro 2011 à13 08:33


valeu pela dica.
acabei de comprar uma rmx 250 e estava usando elf 100% sintético. mas depois dessas dicas, vou agora comprar o 800. ainda mais que fiz apenas 1 trilha depois de refazer o motor da bixinha. estou gostando muito da magrela. excelente pra trilha!
http://imageshack.us/photo/my-images/815/ktm125cc.jpg/
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moto: RMX 250 e KTM 125 exc
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor renan_rosa » 01 Novembro 2011 à44 13:34


Excelente tópico, parabéns Elton.

Esse fds fiz a mistura pra husq de 1,5% de motul 800... da próxima vou fazer 1%.. .de boa neh?
Notei que estava fazendo uma fumaça a mais....
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Brunø » 01 Novembro 2011 à40 13:56


renan_rosa escreveu:Excelente tópico, parabéns Elton.

Esse fds fiz a mistura pra husq de 1,5% de motul 800... da próxima vou fazer 1%.. .de boa neh?
Notei que estava fazendo uma fumaça a mais....

na minha 125 eu coloquei 1,5 % do 800 pra amaciar o motor e tava querendo escorrer pela ponteira, uso 1,1% e fica show
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor renan_rosa » 01 Novembro 2011 à04 20:37


renan_rosa escreveu:Excelente tópico, parabéns Elton.

Esse fds fiz a mistura pra husq de 1,5% de motul 800... da próxima vou fazer 1%.. .de boa neh?
Notei que estava fazendo uma fumaça a mais....


Pse, também notei que estava querendo começar a babar a ponteira. Vou seguir a dica do 1,1 da próxima vez. Se bem que a minha é 250, n ando com giro muito alto com tanta freqüência como na 125...
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Elton » 02 Novembro 2011 à55 07:32


Outra coisa, quem gosta de comprar o yamalube (R$ 30;L) ou motul 510 (R$40) seja qual for a moto... começe a comprar pelo menos o motul 710, que custa menos que o dobro, uns 50 reais, mas pode ser usado sei la 1,5%, no final fica até mais barato, e é muuuuito melhor.

Caras só sei uma coisa, esses óleos éster é um absurdo de bom parece que ele elimina o atrito entre as peças, simplesmente nao gasta o motor.

Repetindo, agora entendo o porque de alguns caras o motor vive frouxo... óleo ruim!

olha o que achei na adrenalina!
http://www.adrenalinamotoracing.com.br/ ... p?pro=2137
mamona importado, raro eim
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Re: Atenção Piloto de 2 Tempos, tudo sobre óleos 2 tempos!!

Mensagempor Predador » 03 Novembro 2011 à38 08:48


Eu sempre usei 1,5% de motul 800 que é o que a motul recomenda, nunca tive problema de excesso ou falta. Essa questão de fumaça ou babar óleo não sei porque tanta preocupação, não depende só do óleo.
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