Sahara com roupa de crf230 na trilha!! FOTOS 27-01

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.

Sahara com roupa de crf230 na trilha!! FOTOS 27-01

Mensagempor joaogabriel » 10 Dezembro 2008 à19 21:58


Como o assunto da sahara no mato resurgiu no outro tópico e já ouvi muito bem dela, fiquei empolgado em preparar uma pra correr fim e xc na nacional, e por conhecidência surgiu uma oportunidade aqui e abracei!
Peguei essa daqui, uma 1992 com doc e quitada (mas tem multas e está atrazado).
Acredito que botando o roupa da crf230 + aros de aluminio (tenho um par meia boca guardado aqui) + cortar tudo quanto é ponta de ferro desnecessária + arrancar chicote original e deixar só o que precisa, ela deve ficar do mesmo peso ou até mais leve que minha antiga tornado, provavelmente vou fazer tudo isso só ano que vem pouco antes de começar a temporada off

aqui ela como peguei na segunda feira:

Imagem


Já botei alguns acessórios que eram da minha antiga tornado como protetores de mão da cor azul, farol de enduro, alongador de guidão e pedaleiras oxxy, fora isso já troquei os rolamentos da roda traseira, óleo/filtro, e sapata de freio, também comprei pra susp. um par de válvulas emuladoras + óleo bom, que vou por amanhã.

atual:

Imagem

Imagem

Imagem


Legal é que tá chovendo direto aqui, então vou poder inaugurar ela com as trilhas bem molhadas! segunda eu posto umas fotos de como ela está e de como ela se comportou
Editado pela última vez por joaogabriel em 27 Janeiro 2009 à07 16:01, em um total de 6 vezes.
Avatar do usuário
joaogabriel
Puxando a fila
Puxando a fila
 
Mensagens: 3767
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Localização: Palhoça - SC

Mensagempor The_Piston_man » 10 Dezembro 2008 à33 22:15


Parabens pelo trator..!!
que te traga muitas trilhas e alegrias.!!
Motão
Avatar do usuário
The_Piston_man
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"
 
Mensagens: 519
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48
Localização: Campinas -SP

Mensagempor NESTOR/RS » 10 Dezembro 2008 à21 23:48


Alegria, alegria !!!

:wink: =D>
Avatar do usuário
NESTOR/RS
Tô de olho
Tô de olho
 
Mensagens: 10261
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07
Localização: São Vicente do Sul/RS

Mensagempor jjacob » 11 Dezembro 2008 à36 07:57


Tem um colega meu que faz trilha de sahara a anos, a moto é um trator mesmo, tem um otimo motor.
Avatar do usuário
jjacob
Puxando a fila
Puxando a fila
 
Mensagens: 2978
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46
Localização: RS

Mensagempor PERUCH » 11 Dezembro 2008 à56 08:49


Sahara é um tanque de guerra.

Se o motor já foi feito, e usado sempre peças originais, ela aguenta muito tempo.

Meu amigo tinha uma e dizia q gastava menos com a Sahara do q gasta hoje com a Tornado.. aheauehae
Avatar do usuário
PERUCH
Tô de olho
Tô de olho
 
Mensagens: 8365
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29
Localização: Criciuma - SC

Mensagempor furia SM » 11 Dezembro 2008 à58 09:32


Peruch, ja ouviu o ditado que "panela veia é que faz comida boa?" mais novo, mais fresca ficam as motos hehehhehe
Avatar do usuário
furia SM
Derrubo qualquer morro
Derrubo qualquer morro
 
Mensagens: 6179
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06
Localização: BRASILIA - DF

Mensagempor Ricardo » 11 Dezembro 2008 à28 10:49


Parabéns pela motoca João, que lhe traga muitas felicidades!!!
Avatar do usuário
Ricardo
Derrubo qualquer morro
Derrubo qualquer morro
 
Mensagens: 10292
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27
Localização: Santa Cruz do Sul/RS

Mensagempor vivanzin » 11 Dezembro 2008 à31 11:01


Parabéns pela moto, parece bem inteira!

As pedaleiras da tornado serviram nela?
Avatar do usuário
vivanzin
Já sou piloto
Já sou piloto
 
Mensagens: 1818
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor joaolfarinon » 11 Dezembro 2008 à37 13:10


e o bom é que tem partida elétrica
Avatar do usuário
joaolfarinon
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"
 
Mensagens: 137
Registrado em: 17 Março 2008 à34 14:53
Localização: Sobradinho - RS

Mensagempor Valentin » 12 Dezembro 2008 à59 20:20


=D> Parabens!!!!
Avatar do usuário
Valentin
Já sou piloto
Já sou piloto
 
Mensagens: 2432
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25
Localização: Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil

Mensagempor joaogabriel » 13 Dezembro 2008 à57 19:09


vivanzin escreveu:Parabéns pela moto, parece bem inteira!

As pedaleiras da tornado serviram nela?


Eu botei nela as da oxy que eu tinha comprado pra tornado, serviu perfeitamente! sem contar que ficou melhor pq ela ficou mais pra fora do que a original da sahara
Avatar do usuário
joaogabriel
Puxando a fila
Puxando a fila
 
Mensagens: 3767
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Localização: Palhoça - SC

Mensagempor gnochi » 14 Dezembro 2008 à45 11:09


Sucesso com a motoca...

agora a DUKE??? vai vender ou vai deixar pra andar somente co cross de vez enquando???

abs
Avatar do usuário
gnochi
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"
 
Mensagens: 849
Registrado em: 31 Outubro 2006 à38 17:02
Localização: Curitiba

Mensagempor joaogabriel » 14 Dezembro 2008 à04 17:54


gnochi escreveu:Sucesso com a motoca...

agora a DUKE??? vai vender ou vai deixar pra andar somente co cross de vez enquando???

abs


A DUKE agora tá só pra pista cara, é bom d+ andar com ela lá! (e tu sabe né.. ;D). A princípio eu ñ quero e nem penso em vender, isso pq dei toda essa geral nela e tbm pq to gostando muito da moto, mas pode ser que se concretize um negócio aí pela frente e eu tenha que levantar um $$ rápido, aí vou ser obrigado a torrar a DUKE
Avatar do usuário
joaogabriel
Puxando a fila
Puxando a fila
 
Mensagens: 3767
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Localização: Palhoça - SC

Mensagempor joaogabriel » 14 Dezembro 2008 à53 17:56


Nesse sábado fiz uma trilha bem molhada com a sahara pra ver como ela se saía, aí vão as minhas impressões.:

Positivas:
_ Ñ cheguei a andar com a susp. original, antes de inaugurar já coloquei a válvula e um óleo bom, deve ser por isso que achei as suspenções ótimas pra uma nacional!

_ Os freios são muito bons! O disco na dianteira segura muito bem, e na trazeira que é a tambor eu troquei a sapata + aquele eixo que entra no espelho e aciona a sapata (esse eixo manda bastante) e coloquei a haste da YBR (é bem mais comprida e faz o freio ficar bem leve), ficou 100%.

_ Moto muito boa pra descer morro molhado com o cabo enrolado, diferente da minha ex tornado que saia a frente do nada, a sahara ia sempre estável mesmo com bastante lama.

_ Partida elétrica é ótimo na trilha, tava com saudade..

_ Moto bastante econômica, tbm tava com saudade disso... :)

_ Motor com um ótimo torque, gostei.


Negativas:
_ Como ela ainda tá com a roupa original eu achei a moto muito ruim pra se pilotar tecnicamente, o banco é muito largo e agente anda com a perna esgassada direto, o tanque gigante ñ deixou eu ter confiança em deitar a moto e meter uns curvões, moto totalmente sem agilidade.

_ Ñ gostei do motor! =/ ele tem bastante torquer estilo tratorzão, mas ñ abre giro, parece ser limitado.. ñ que seja fraco, mas prefiro um motor estilo ao de uma tornado preparada, que pode ñ ter o mesmo torque que a sahara, mas que vai abrindo e rasgando direto (a minha era assim). Será que a relação influência muito nisso? ela tá com 14x48

_ Realmente ela é bem pesada pra trilha molhada, só ñ tive muitos problemas pq o pneu está bom e pq conseguia ir direto embalado. Mas acho que colocando os aros de aluminio e uma roupa da crf230 já se tira bastante peso, dá tbm pra cortar um monte de ferro desnecessário e etc...


Resumindo: Acho que pelo custo/benefício vale muito apena ter uma moto dessa pra fazer uma trilhinha de fim de semana e ir pros passeios, só tenho que ver agora se vai dar certo pra xc/enduro fim.. espero que ajude os futuros indecisos!
Avatar do usuário
joaogabriel
Puxando a fila
Puxando a fila
 
Mensagens: 3767
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Localização: Palhoça - SC

Mensagempor Leandro-m » 14 Dezembro 2008 à36 18:33


Excelentes comentários =D>

Sobre a moto: só depois de colocar a roupa da CRF pra saber o quanto vai melhorar, mas olhando é praticamente certeza pq além do banco ser largo a parte funda dele joga pra cima do tanque (q tb é largo) q deixa as pernas abertas. E o tanque da CRF vai ficar bem mais baixo tb.

Um pinhão de 13 dentes talvez ajude bem pra esticar as marchas.

Que óleo e válvulas vc colocou na suspa?
Avatar do usuário
Leandro-m
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"
 
Mensagens: 386
Registrado em: 10 Setembro 2007 à47 21:15
Localização: Dom Bosco-MG

Mensagempor Ricardo » 14 Dezembro 2008 à17 22:41


Eu to falando que relação muito curta tira a elasticididade do motor, fica uma nhaca... mas ninguém me ouve! :lol:

Bota um 13x48 aí que tu vai ver a moto melhorar João, mas não espere grandes mudanças, o motor da tornado é mais giro, o da sahara é mais torque mesmo...
Avatar do usuário
Ricardo
Derrubo qualquer morro
Derrubo qualquer morro
 
Mensagens: 10292
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27
Localização: Santa Cruz do Sul/RS

Mensagempor NESTOR/RS » 15 Dezembro 2008 à39 00:05


Na Sahara ou XLX 350, bastam o pinhão original 14D e uma coroa 44D original da XL 250R... :wink:
Avatar do usuário
NESTOR/RS
Tô de olho
Tô de olho
 
Mensagens: 10261
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07
Localização: São Vicente do Sul/RS

Mensagempor vivanzin » 15 Dezembro 2008 à54 11:53


Leandro, Skol, se a moto tá sem final com o pinhão 14, colocar um de 13 vai piorar. Tem é que diminuir a coroa, com esse mesmo pinhão.

Mas esse motor é ruim pra andar rápido mesmo... vc troca as marchas e parece que tá sempre na mesma.. hehe Tem muita força, mas pouca velocidade.

João Gabriel, ela tá sem aquele suporte que vai no cabeçote né? A galera diz que tira ele pra moto ficar menos rígida. Mas aumenta a possibilidade de quebrar o quadro. No meu xizelão eu fiz o suporte com duas chapas de ferro, facinho.
Avatar do usuário
vivanzin
Já sou piloto
Já sou piloto
 
Mensagens: 1818
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Ricardo » 15 Dezembro 2008 à43 12:00


É verdade vivan viajei, foi mals... kkk não sei o que eu li, realmente ela não tá tão curta assim, acho que eu entendi 12x48 sei lá viu???


:oops:
Avatar do usuário
Ricardo
Derrubo qualquer morro
Derrubo qualquer morro
 
Mensagens: 10292
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27
Localização: Santa Cruz do Sul/RS

Mensagempor joaogabriel » 15 Dezembro 2008 à50 12:18


Sim vivanzin, ela veio sem esse suporte.. mas será que quebra ou empena fácil?
Avatar do usuário
joaogabriel
Puxando a fila
Puxando a fila
 
Mensagens: 3767
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Localização: Palhoça - SC

Próximo

Voltar para Preparação e Questões Técnicas de Motos Off-Road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes